Ilha de Paquetá - Um recanto de paz no Rio de Janeiro

Postado em Blog TemporadaBR | 24 de Junho/2015

São poucos os bairros tranquilos no meio do caos urbano que é o Rio de Janeiro e assim como a Ilha da Gigóia, a Ilha de Paquetá é um pedaço tranquilo do paraíso em plena cidade do Rio de Janeiro, localizada no interior da Baía de Guanabara.

A Ilha de Paquetá hoje por ser um lugar histórico, lendário e cultural faz parte da Área de Preservação do Ambiente Cultura. O lugar, muito tranquilo e seguro, possui um grande acervo arquitetônico, paisagístico e teve influência na formação do Rio de Janeiro desde a época do Império.

A ilha é um lugar simplório e perto das grandes atrações turísticas oferecidas pela Cidade Maravilhosa, talvez não sobre tempo para o turista conhecer a Ilha de Paquetá, por isso, grande parte dos visitantes são os próprios cariocas.

Diversão

Apesar de ser um lugar simples, a Ilha sempre possui diversos tipos de programação para todos os gostos, principalmente finais de semana, feriados e durante as férias. Além da tradicional cerveja e petiscos nos restaurantes e lanchonetes à beira da praia, a Ilha oferece os tradicionais passeios de bicicleta, charretes, trenzinhos, pedalinhos, caiaques e barcos.

Tirar o dia para relaxar e passear de bicicleta na Paquetá é uma excelente opção já que você não cruza com veículos. O aluguel das bicicletas é barato e as crianças adoram. Sem esforços você consegue dar a volta na Ilha em cerca de 3 horas, com direito a paradas para descansar, beber e comer.

Por ficar na Baía de Guanabara, infelizmente as praias não são próprias para banho, mas a vista, o clima e o ambiente compensam.

Agenda de eventos em Paquetá: Veja a programação aqui.

Cultura

Em Paquetá o destaque cultural vai para a Casa de Artes inaugurada em 1999 tendo como um dos principais objetivos a preservação e a revitalização da Ilha de Paquetá e seu acervo cultural e natural. Esse patrimônio fica situado a beira-mar com vista panorâmica do fundo da Baía de Guanabara e Serra dos Órgãos. Frequentemente são realizados recitais, saraus, exposições e reuniões de vários artistas.

A agenda de eventos da Casa de Artes é frequentemente atualizada e pode ser vista nesse link.

Também vale a pena passar pela "Arte & Gula Café" nos jardins da Casa de Artes Paquetá uma cafeteria com lojinha de artesanato e provar pratos como: Bem Me Quer Paquetá, Dr. João Gostava de Coxa, História de Pescador, A Moreninha Fisgou Augusto entre outros. O ambiente é lírico, simples e acolhedor.

Como chegar

Para chegar em Paquetá só usando as Barcas. O embarque é feito pela Praça XV no Centro da Cidade e o passeio dura algo em torno de 70 minutos para percorrer cerca de 15Km marítimos com lindo visual da Ilha Fiscal, Ponte Rio-Niterói e da Ilha do Sol.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12748 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.