Cresce aluguel de temporada para estrangeiros durante carnaval do Rio

Postado em Blog TemporadaBR | 03 de Fevereiro/2016

Situação deixou brasileiros de outros estados mais cautelosos, diz Creci-RJ. Estrangeiros estão alugando 15% a mais do que no ano passado.

O mercado de aluguéis por temporada para o carnaval foi impactado pela crise econômica. Apesar de 85% das unidades já estarem alugadas para a festa, dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) mostram que o número de estrangeiros em busca de um imóvel na cidade cresceu, enquanto os brasileiros estão mais cautelosos.

De acordo com os dados do Creci-RJ, foi registrado um aumento de 15% na procura de estrangeiros por imóveis no Rio de Janeiro. Estimulados pela desvalorização do real, a cidade se torna ainda mais barata para eles. A maior parte dos locatários são oriundos dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha e Argentina.

"O aumento no número de estrangeiros pode ser considerado como um dos efeitos da crise econômica. Os estrangeiros estão em condições mais favoráveis de visitar a cidade", afirmou Darlan Carlos de Souza, conselheiro do Creci-RJ.

Os estrangeiros são a maioria neste tipo de locação e representam 60% dos turistas que solicitam apartamentos por temporada, contra 40% dos turistas brasileiros. De acordo com o conselho, o número de estrangeiros que optam por esta modalidade vem crescendo desde a Copa do Mundo.

Brasileiros cautelosos

Os turistas brasileiros vindos de outros estados estão mais cautelosos na hora de alugar um imóvel no Rio. Pela primeira vez, o número registrou estabilidade. Nos anos anteriores, o índice registrava um crescimento de 10% por ano, em média.

De acordo com o conselheiro do Creci-RJ, os preços cobrados no Rio também atrapalham o turismo interno. "O Rio é uma das cidades mais caras do país. Há a procura de turistas dos outros estados, mas não na proporção de até um ano atrás", afirmou Darlan Carlos de Souza.

Também como reflexo da crise econômica, um maior número de proprietários de imóveis percebeu no aluguel de temporada uma oportunidade de ampliar seus ganhos. A oferta de imóveis foi 10% maior neste período.

Bairros mais procurados

Os locais do Rio mais procurados para os aluguéis de temporada são Copacabana, Ipanema, Leblon e o Centro, por causa da proximidade com a rota de desfiles de grandes blocos de carnaval e da Marquês de Sapucaí.

“Copacabana sempre foi o bairro mais procurado. No caso de Ipanema e Leblon, são bairros considerados caros, para outro tipo de público. Os outros são considerados alternativos, como Centro, Lapa, Catete e até Laranjeiras porque são centrais, em alguns casos, e têm fácil acesso a transporte, o que facilita a vida do turista”, explicou Darlan Carlos de Souza, conselheiro do Creci-RJ.

Fonte: G1 (Link)

Nota: Um trecho da matéria com os preços médios do aluguel por temporada no Rio foi cortado já que não condiz com a realidade.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12795 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.