Quais as diferenças entre alta e baixa temporada?

Postado em Blog TemporadaBR | 07 de Setembro/2015

Nesse artigo você irá entender a diferença entre alta e baixa temporada, além de aprender dicas de como economizar em ambos períodos, evitar problemas básicos, os benefícios de viajar em baixa temporada e como aproveitar o máximo da sua viagem.

Antes de programar suas férias, procure ler artigos recentes na área de turismo e relacionados do seu destino, mudanças e novidades são frequentes e dicas são sempre bem vindas. Quanto mais informação e quanto mais conhecimento sobre seu destino, mais tranquila será a viagem.

Alta Temporada

Esse período ocorre quando os destinos turísticos recebem um fluxo maior de visitantes, principalmente durante eventos, estações climáticas e férias escolares. No Brasil a alta temporada geralmente acontece nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, principalmente durante o Carnaval. Em Junho e Julho o fluxo de visitantes também aumenta, mas não se comparada aos meses de Dezembro à Fevereiro.

Em festas como Natal, Réveillon, Carnaval, Páscoa e outros feriados prolongados, o preço dos imóveis para temporada, hotéis, pousadas entre outros tipos de acomodações, pode até triplicar. Se você planeja viajar durante a alta temporada, deixe tudo (hospedagem, passagens e etc) preparado com antecedência, além de economizar, você evita futuros problemas.

Nesse período de alta temporada ou de grandes eventos no destino da viagem, as companhias aéreas, terrestres e marítimas também costumam cobrar valores mais altos devido ao aumento do número de passageiros, a dica é nunca deixar para comprar em cima da hora. As filas em aeroportos e terminais durante essas épocas também aumentam bastante.

Baixa Temporada

Os que gostam de paz, tranquilidade e economia vão se sentir bem confortáveis ao viajar na baixa temporada, esse período começa depois do Carnaval até Junho e depois continua de Agosto até Novembro. Um das vantagens dessa época é o valor das hospedagens e passagens que ficam bem econômicas. Outros benefícios durante esse período são:

  • Locais mais vazios
  • Preços em restaurantes e outros estabelecimentos mais baixos
  • Bom atendimento
  • Pouco trânsito
  • Praias vazias
  • Passeios mais tranquilos e baratos
  • Mais segurança e menos stress

Porém, mesmo sendo em baixa temporada, sempre verifique se há eventos e datas especiais no destino da sua viagem.

O período de baixa temporada se tornou nicho no mercado turístico. Proprietários de imóveis para temporada, operadoras e agências de viagens fazem promoções e pacotes com descontos e facilidades no pagamento, tornando seu sonho de viagem possível.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12773 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.