Saiba como aumentar suas visitas, consultas e reservas

Postado em Turismo | 21 de Setembro/2015

Proprietários de imóveis para temporada sempre estão a procura de maneiras para aumentar o fluxo de reservas. Pensando nisso, resolvemos compilar nesse artigo uma lista com 10 dicas para aumentar o número de visitas ao seu anúncio, consultas e por fim suas reservas.

1 - Coloque boas fotos

De acordo com um estudo feito pelo site FlipKey, 83% dos viajantes são mais suscetíveis a enviar consultas e obter informações sobre um imóvel quando há 20 ou mais fotos.

Por mais pequeno que seja o imóvel, um studio ou conjugado por exemplo, o proprietário pode até pensar que poucas fotos sejam o suficiente para mostrar bem o imóvel e pode até ser, mas os viajantes gostam de detalhes, por isso boa qualidade e quantidade de fotos são necessárias para aumentar suas consultas.

Evite imagens borradas e de qualidade ruim.
Chame um fotográfo se necessário e saia na frente dos concorrentes!

Uma boa quantidade de fotos ajuda os viajantes a entenderem melhor o que o imóvel oferece e você passará menos tempo respondendo consultas com questões repetitivas.

Dica: Diversos sites de anúncios de imóvel para temporada aumentam a posição do seu imóvel nas listagens conforme mais fotos você enviar. Não é o caso do TemporadaBR.

2 - Tenha avaliações

Hoje em dia, parte dos viajantes tem certo receio de alugar imóveis e ao chegar na propriedade ver que não parece como nas fotos. As avaliações de hóspedes antigos ajudam nesse e em outros aspectos.

Assim como uma reforma valoriza o imóvel, as avaliações e comentários de hóspedes antigos também valorizam e aumentam a reputação do imóvel na internet. Você pode até aumentar o valor da sua diária quando o anúncio do seu imóvel tiver uma quantidade considerável de avaliações de hóspedes que já passaram pela experiência.

Algumas vantagens de ter avaliações são:

  • É um recurso de confiança para futuros hóspedes
  • O imóvel fica em vantagem nas listagens
  • Até avaliações negativas se respondidas corretamente aumentam sua reputação
  • Em comparação com outros imóveis, hóspedes tendem escolher os que tem avaliações

Note que até avaliações negativas podem trazer benefícios, tudo que você precisa saber é responder de forma calma e profissional, isso mostra ao futuros hóspedes que você se preocupa com o imóvel e acima de tudo com o bem-estar dos hóspedes.

Algumas dicas de como pedir avaliações:

  • Peça para o hóspede avaliar o imóvel em no máximo alguns dias após o check-out
  • Envie um e-mail personalizado mostrando interesse pelo hóspede e peça sua avaliação
  • Um telefonema caso o hóspede não responda o e-mail também é uma boa ideia
  • Sempre envie o link do seu anúncio e diga o que preencher para enviar a avaliação

Aqui no TemporadaBR temos um recurso único que permite aumentar o número de avaliações do seu imóvel. Sabemos que nossos anunciantes não anunciam o imóvel em apenas um site, isso é normal e recomendável para aumentar o número de consultas e reservas. Caso seu imóvel tenha boa reputação e avaliações em sites como Alugue Temporada, Booking, AirBNB entre outros, você pode enviar o link do seu anúncio e nós iremos replicar os comentários aqui com o link da fonte.

3 - Responda com rapidez

Esse dica já foi abordada no artigo Como Transformar Leads em Reservas e é muito importante pois os interessados tem muito mais chances de alugar o imóvel de pessoas que respondem o e-mail em até 5 minutos.

Muitos proprietários demoram horas, até dias para responder e acontece que muitos interessados estão prontos para negociar e fechar a reserva.

Responda rápido e fique na frente da concorrência.

Também é importante continuar respondendo os hóspedes rápido depois que a reserva for feita. Respostas rápidas e profissionais serão apreciadas e seus esforços serão recompesados.

4 - Mantenha seus precos atualizados

É claro que o interessado sempre deve entrar em contato para confirmar os preços exibidos no seu anúncio, mas você perde se cobrar um determinado valor no seu anúncio, esconder taxas e ao entrar em contato o interessado recebe um preço diferente para o período de interesse.

Atualize e informe todos os seus preços e taxas

Isso tem um impacto enorme no seu fluxo de reservas! Existem até pessoas que entram em contato conosco para reclamar que os preços informados em certos anúncios são diferentes da realidade.

5 - Mantenha seu calendário atualizado

Assim como manter seus preços atualizados é importante, manter seu calendário de disponibilidade atualizado também é. Imagine a frustração do interessado que depois de muito pesquisar, ver fotos, preços, disponibilidade, avaliações e ler descrições seleciona seu imóvel entre muitos, mais ao entrar em contato e/ou enviar o pedido de reserva descobre que o imóvel não está disponível?

Além de informar corretamente aos hóspedes as datas que o imóvel já se encontra ocupado, alguns sites de anúncios de aluguel por temporada valorizam e aumentam o rankeamento do imóvel nas listagens

6 - Aprenda técnicas para transformar consultas em reservas

Boa parte dos interessados que envia uma consulta para seu imóvel também envia consultas para outros imóveis, o objetivo é pesquisar, receber cotações, comparar preços e benefícios que os imóveis tem a receber. Note que o interessado também pode querer saber como será tratado e o tempo que o responsável pelo imóvel demora para responder.

Aprender algumas estratégias para transformar consultas em reservas é fundamental, leia o artigo Como Transformar Leads em Reservas para saber mais.

7 - Boas conversas por telefone geram mais reservas

Sabemos que sites como AirBNB, Voltem, Booking entre outros que trabalham com reservas online não deixam os anunciantes divulgarem telefones para garantir que todas as reservas sejam feitas dentro do sistema do site. Acontece que muitos interessados não dispesam pelo menos uma conversa pelo telefone e sem dúvidas isso é uma grande oportunidade.

Apesar das reservas online terem grande impacto no número de reservas que um imóvel recebe, uma pesquisa mostrou que negociações feitas pelo telefone são 27% maior do que o número de reservas feitas online.

Se você optou em receber consultas apenas por e-mail aqui no TemporadaBR, saiba que ao colocar seu telefone, você pode facilmente aumentar seu número de reservas.


8 - Escreva uma boa descrição

Você sabia que uma boa descrição pode impactar na performace do seu anúncio? Foi o que provou o Matt, num experimento em sites de anúncios de imóveis para temporada. O autor diz que uma boa descrição pode aumentar e muito o número de reservas!

É difícil descordar do experimento já que é triste informar que é fácil encontrar anúncios com descrições como essa:

"Alugo por temporada apto. para as festas de natal e ano novo CARNAVAL OLIMPÍADAS e outras comemorações.completo com cama de casal, sofacama cozinha completo. todo equipado com wifi.Fico perto do metrô condução farta para Copacabana Ipanema etc... perto lapa (5mim) sambodromo (5mim). Não fiquem esperando os preços aumentarem façam já a suas reservas e garanta muita alegria"

A descrição tem um português fraco, é mal organizada e não fala muito sobre o imóvel que é o principal.

Uma boa descrição precisa ter um bom português, pontuação correta, espaços e pulos de linhas (parágrafos) para facilitar a leitura. Procure falar bem e de forma completa sobre o imóvel, suas características, mordomias, comércio ao redor, distância da praia, pontos turísticos e etc. Tome seu tempo, escreva bem e seja criativo!

9 - Garanta um conforto básico

Lembre-se que o interessado está sempre comparando seu imóvel com outros ao redor, se você não garantir pelo menos um conforto básico como um imóvel bem equipado, sua concorrência sai na frente.

O que me vem rapidamente a cabeça são coisas como Wi-Fi, TV com assinatura, cozinha bem equipada com copos e talheres inclusive, sabonetes, shampoos, toalhas e roupas de cama de qualidade.

Uma dica é procurar anúncios de imóveis para temporada ao redor com boas avaliações, ver suas características, copiar o básico e necessário, ser criativo e se possível oferecer um conforto a mais.

10 - Melhore seu plano de listagem

Sabemos que em sites como AirBNB, Voltem, FlipKey, Booking entre outros em que a reserva precisa ser feita exclusivamente online pelo próprio sistema do site, não há como você pagar para o imóvel aparecer no topo das listagens, já em sites como Alugue Temporada, Zap Temporada e o próprio TemporadaBR, existem diferentes níveis de planos.

Aqui no TemporadaBR trabalhamos com 3 planos: Grátis, Básico e Destaque. Ao seguir as recomendações desse artigo, suas chances de alugar e aumentar o fluxo de reservas do imóvel no plano destaque são altas. Confira os detalhes de cada plano na página para anunciar seu imóvel.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12749 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.