Você já conhece o Parque Lage?

Postado em Turismo | 08 de Outubro/2015

Localizado aos pés do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico, o Parque Henrique Lage ou Parque Lage é um dos parques mais conhecidos e visitados no Rio de Janeiro e o destaque são os lindos jardins que cercam o parque e a floresta que ao todo tem cerca de 52 hectares e fazem parte do Parque Nacional da Tijuca.

O parque que abre todos os dias das 8h às 17h e permite aos visitantes um contato intenso com a natureza através de um passeio pela área verde e pelas ruínas do antigo engenho. No passeio se destacam os lagos, pequenas ilhas, cavernas artificiais com aquários incrustados nas paredes, pontes com trabalhos em rocaille e grutas.

O local era um antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial e suas terras se estendiam até as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. As ruínas do antigo engenho de açúcar que ainda se encontram ali com sua arquitetura eclética, justificou o tombamento da área verde e das construções ao redor pelo IPHAN em 1957 como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

O Parque Lage é um local ideal para visitantes de todas as idades, lá tem parque infantil, café, trilhas, jardins, áreas para piquenique e descanso, seguranças locais, estacionamento e claro, enormes áreas verdes. Vale a pena chegar cedo e tomar um bom café da manhã no antigo casarão antes de caminhar pelo parque.

O lugar é impressionante, lindo e inspirador, um dos melhores parque públicos do Rio de Janeiro, ótimo para relaxar em meio a natureza e pequenas cachoeiras. E para os que gostam de aventura, vale a pela encontrar um guia e fazer a trilha que leva até o corcovado.

O Parque Lage já foi palco de peças de teatro, filmes, clipes, além de abrigar a Escola de Artes Visuais que atua na formação de curadores, artistas, pesquisadores e interessados em artes. A residência também abriga eventos culturais esporádicos, como exposições.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12701 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.