Expedia compra maior rival do AirBNB

Postado em Turismo | 06 de Novembro/2015

A Expedia, dona de marcas como Trivago, Hotwire e Hoteis.com comprou o Grupo HomeAway e todas as suas marcas - que inclui o AlugueTemporada - por US$3,9 Bilhões. A gigante oferecerá US$10.15 por ação do Grupo HomeAway e ainda 0.2065 de cada ação da própria Expedia. As campanhias devem concluir a operação no início de 2016.

Atualmente a Expedia é a segunda maior operadora de turismo online e o acordo irá consolidar a Expedia como a primeira superpotência de viagens online.

Dara Khosrowshahi - CEO e presidente da Expedia - encara o acordo como um ganha-ganha tanto para a empresa quanto para os consumidores e diz "Esta aquisição nos permitirá oferecer uma experiência melhor para um conjunto ainda maior de viajantes de todo mundo".

Por um lado, a aquisição trará bons frutos para os anunciantes do grupo já que os imóveis para temporada terão um alcance muito maior no número de viajantes. Mas nem tudo são flores, muitos viajantes tem reclamado de informações imprecisas exibidas no site. Esse é o problema de comprar mais sites e redes de sites, um mesmo imóvel anunciado no AlugueTemporada pode ter informações e formas de contrato diferentes quando exibidos em outros sites da rede.

Não se sabe ainda como essa aquisição vai afetar a rivalidade AirBNB x HomeAway. Analistas dizem que o apoio da Expedia pode dar ao grupo HomeAway os recursos para competir de uma forma mais eficaz, apesar de que Brian Sharples - CEO da HomeAway - dizer que não considera AirBNB como concorrência.

Fontes de informações dessa notícia: Fortune e Techcrunch.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12769 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.