Paz e tranquilidade? Bem vindo a região serrana do Rio de Janeiro

Postado em Turismo | 05 de Fevereiro/2016

Composta por municípios como Teresópolis, Petrópolis, Penedo, Resende, Nova Friburgo, Miguel Pereira, Conservatória e Guapimirim, a região serrana do Rio de Janeiro é excelente opção para quem relaxar e passar bem longe das agitações da metrópole e de eventos como Carnaval que bombam na Cidade Maravilhosa. Proporcionando diversos atrativos para o Ecoturismo, além de muita história em relação ao período imperial, a região serrana comprova que nem só de mar vive o Rio de Janeiro.

Teresópolis e Petrópolis

De modo geral, as cidades como Teresópolis e Petrópolis, por exemplo, são perfeitas para quem quer descansar e passar dias mais sossegados. Em Teresópolis, é possível participar de trilhas ecológicas, contar com excelentes pousadas, hotéis e imóveis para temporada, visitar feiras, ir até o Mirante do Soberbo e ver a Baía de Guanabara, ir até a Cascata dos Amores ou ir até o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PNSO), que é o terceiro parque brasileiro mais antigo.

Já Petrópolis é um município que guarda muita história, evidenciada em suas Vilas, Paróquias e pontos turísticos, se tratando de uma das cidades preferidas do imperador D. Pedro II, que adorava ter dias de descanso por lá. Entre os principais locais de interesse para os visitantes estão o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel, o Mirante do Cristo (que permite uma sensacional vista panorâmica do Rio de Janeiro e da Serra), o Museu Casa de Santos Dummont, o Palácio Quitandinha, o Pico do Alcobaça e o Pinheiral.

 

Penedo

Colonizado por finlandeses, o distrito de Penedo, na região serrana do Rio de Janeiro, apresenta aos turistas pratos típicos da Finlândia, pousadas muito interessantes e aconchegantes e fábricas de chocolate, além de construções em madeira e jardins com flores exóticas. Em Penedo, é possível visitar locais como a Serrinha do Alambari, onde ficam os populares trutários, cachoeiras e participar de trilhas em meio a pinheiros e araucárias. O lugar é muito procurado por casais, pela sensação de romantismo e aconchego que o distrito oferece.

 

Resense e Visconde de Mauá

Uma das cidades mais interessantes para o Ecoturismo, Resende recebe visitantes do mundo todo e dispõe de excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Por lá é possível realizar trilhas ecológicas, montanhismo, canoagem, cavalgadas e diversos esportes. O município, ainda, apresenta incontáveis cachoeiras, rios e encostas, além de abrigar atrativos como o Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, que possui uma reserva natural incrível, e a Capelinha, que é um "ponto obrigatório" para quem está indo até Visconde de Mauá (região de cacheiras, rios e belezas naturais).

 

Nova Friburgo

Nova Friburgo, que é conhecida como a "Suíça Brasileira", encanta os turistas pelo clima europeu e belíssimas paisagens. Com serras, matas, campos floridos, grandes jardins, rica diversidade de fauna e flora, montanhas, bosques e muito mais, a cidade é, com certeza, uma das mais belas da região serrana. Entre os pontos turísticos mais conhecidos de Nova Friburgo estão o Cão Sentado (pedra de mais de mil metros, em formato de cão), o Parque de Furnas do Catete e a Cachoeira Véu da Noiva, com 70 metros de queda.

 

Miguel Pereira, Conservatória e Guapimirim

Essas cidades não ficam devendo em nada em relação às outras opções turísticas da região serrana e também estão entre as instâncias preferidas pelos cariocas, que adoram ir até os locais nos fins de semana. Em comum, as três cidades oferecem atividades de lazer, excelentes pousadas e belíssimas paisagens naturais. Miguel Pereira é o lugar das cachoeiras cristalinas, Conservatória é a cidade da música e das canções e Guapimirim um verdadeiro paraíso ecológico.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12749 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.