Bem Vindo a IlhaBela - A maior ilha marítima do Brasil

Postado em Turismo | 02 de Maio/2016

A maior ilha marítima de todo o Brasil, surpreendentemente, está localizada no estado de São Paulo. A Ilhabela está hoje entre os destinos mais procurados no país não só pelos turistas locais como também estrangeiros. E, neste artigo você vai entender o que coloca a Ilha em um local tão acima no ranking.

A Ilhabela é reconhecida especialmente por seu potencial para sediar a prática de esportes náuticos, com destaque para a vela. Além disso, a região concentra um charme único em seus restaurantes, pousadas confortáveis, lojinhas e feiras de artesanato, cafés rústicos aos arredores da vila e um centro bem badalado, que ao final do dia reúne jovens, adultos, famílias e outros públicos em geral.

Palco de inúmeras belezas naturais, Ilhabela é verdadeiramente paradisíaca. De um lado, montanhas totalmente cobertas por vegetação da Mata Atlântica. De outro, um mar azul quase que transparente de tão cristalino, em contraste com o amarelo das areias das praias. E não há como deixar de lado o fato de que a Ilha dispõe aos seus visitantes mais de 300 cachoeiras. Incrível, não é mesmo?

E os atrativos ainda vão além: a Ilha também abriga eventos de grande porte, como a Semana Internacional da Vela (a maior de toda a América Latina) e o Festival do Camarão, uma feira gastronômica de se tirar o chapéu.

E aí, preparado (a) para conhecer um pouco mais sobre os lugares para se visitar em Ilhabela?

O que fazer em Ilhabela

1 - Praia e Trilha do Bonete

Localizada ao sul da Ilha, a praia de Bonete é acessível unicamente por trilha (a famosa Trilha do Bonete) ou por barco. O principal atrativo da mesma fica por suas características de semideserta – lá, os nativos vivem sem qualquer ‘conforto’ da cidade grande, como wi-fi ou eletricidade. A caminhada até a praia é considerada tranquila e leva de 4 a 5 horas para chegar ao destino final. E no meio do caminho os visitantes ainda podem se deliciar nas águas da cachoeira da Laje, com 60 incríveis metros de queda.


2 - Cachoeira do Gato

Para chegar à cachoeira do gato é necessário realizar uma trilha de cerca de 40 minutos, sendo ela de média intensidade. Chegando lá, tudo vale a pena: a cachoeira forma piscinas naturais com água totalmente cristalina a partir de seus 50 m de queda.

 

3 - Ilha das Cabras

Para os adeptos à prática de mergulho, a Ilha das Cabras (localizada na Reserva Marinha de Ilhabela) não pode faltar no roteiro. Na região, ele é considerado o melhor: especialmente por conta da diversidade de espécies que podem ser facilmente observadas a olho nu em cada naufrágio.

 

4 - Praia do Julião

Já a praia do Julião é a mais recomendada para quem viaja com a família. De mar calmo com águas transparentes e a possibilidade de ver peixes de variadas tonalidades, o passeio não pode ficar de fora. Uma dica é aproveitar as pedras gigantescas localizadas no meio do mar para observar o pôr do sol. Para chegar lá é necessário fazer uma trilha (pequena e de fácil acesso).

 

5 - Baía de Castelhanos

A Baía de Castelhanos está entre os passeios mais disputados de Ilhabela. Isso porque o local é um verdadeiro refúgio para os aventureiros e para os que querem relaxar, uma vez que é repleto de cenários rústicos, emoldurados por fauna e flora local e muitos deles semidesérticos. Para chegar na baía é necessário enfrentar 22 km em uma estrada de chão bem precária, só acessível por veículos de tração 4x4. O recomendado é agendar o seu passeio com determinada antecedência para não perder de conhecer a baía.

 

6 - Parque Estadual de Ilhabela

Mais de 85% de todo o território de Ilhabela está protegido pelo Parque Nacional. Sendo assim, é dentro dele que você encontrará as mais incríveis e aventureiras atividades. São picos com mais de 1.000m para os adeptos de rapel, trilhas curtas e longas que levam a paradisíacas montanhas cobertas por vegetação local e é claro, incríveis cachoeiras. Entre as mais conhecidas podemos destacar: Cachoeira do Veloso, da Água Branca e dos Três Tombos.

 

7 - Praia da Fome

A Praia da Fome está localizada na Costa Norte de Ilhabela, sendo ela frequentada principalmente pelos amantes de esportes náuticos (com destaque para o mergulho). Ela conta com o mar bem esverdeado e transparente, além de calmo e receptivo. Décadas atrás a região era mantida como um ponto de tráfico de escravos, motivo pelo qual chama tanto a atenção do público turista. Para acessar é necessário realizar uma trilha de 3 a 4 horas.

 

Onde comer em Ilhabela

1 - Portofino

O restaurante Portofino conta com um cardápio contemporâneo, sendo ele composto também por comida internacional, brasileira e sul-americana. A casa colonial que abriga o restaurante fica de frente para o mar. Ele é aberto todos os dias, das 12h30 às 22h e oferece opções de carnes, peixes, aves, massas e risotos.

Conheça mais e visite o site do restaurante aqui.

 

2 - O Caminho da Pizza

No Caminho da Pizza você deverá comer pizzas crocantes e extremamente saborosas com as mãos. Além deste diferencial, outro atrativo fica por conta dos sabores, como salmão defumado, pomadoro e o tradicional sabor ‘Banana Brasil’, que leva bananas em rodelas com açúcar, orvalho de um rum da Jamaica e canela.

Visite o site da pizzaria nesse link e conheça mais.

 

3 - Ponto Das Letras

Já o Ponto das Letras vai muito além de um simples restaurante: o rústico e confortável ambiente é também uma mistura de cafeteria, revistaria e livraria. Sendo assim, você pode almoçar e depois apreciar uma entre as 15 opções de café enquanto realiza uma boa leitura.

Conheça mais e visite o site nesse link.

 

4 - Mozzarello Restaurante & Pizzaria

Já o restaurante e Pizzaria Mozzarello é um espaço extremamente confortável para reunir a família e os amigos. Ele é repleto de tendas ao ar livre e serve jantar por quilo ou pizza. O atendimento é perfeito e o local super charmoso, com área aberta no meio das árvores com, luz super agradável é uma boa pedida para comer bem num lugar romântico.

Visite a Fanpage do restaurante aqui.

 

5 - Marakuthai

Por fim, não poderia faltar um restaurante mais rústico. Com cozinha tailandesa, peruana e brasileira, o Marakuthai é uma boa alternativa para você curtir com seu parceiro ou com os amigos. Um dos principais destaques fica por conta da decoração interna, do estilo ‘hippie-chique’. Ele é aberto todos os dias para o horário do almoço (12h às 15h) e na janta (20h às 00h). E aí, vai perder essa chance? Conheça o site do restaurante aqui.

Fonte: Foto Praia e Trilha do Bonete - Ricardo Junior - GuiaViagensBrasil.com

Comentários

Newsletter - junte-se a 12630 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.