10 Lugares para conhecer em Gramado

Postado em Turismo | 02 de Maio/2016

A história de Gramado começa em 1873 com a colonização europeia. Os primeiros a ocupar a região foram os lusos, seguido pelos alemães e imigrantes italianos vindos de Caxias do Sul. Dessa mistura de povos, a cidade enriqueceu culturalmente ao aliar as tradições culturais europeias com aspectos do gauchismo. A diversidade de povos e costumes resultou numa culinária variada e teve impacto na peculiar arquitetura do município.

Em termos mais técnicos, Gramado é uma cidade com 237 km² de extensão, 855m de altitude, com uma população de 35 mil pessoas e IDH 0.841, que é considerado muito alto. A emancipação política de Gramado se deu em 1956.

Localizado na Serra Gaúcha, o município é caracterizado por belíssimas paisagens, povo hospitaleiro e visionário e agraciado por um clima único, que chega a contar com temperaturas negativas e até mesmo neve, tornando-se um prato cheio para os turistas que buscam uma gastronomia variada, grande diversidade cultural, belas paisagens, clima que difere do resto do país e construções únicas.

Separamos nesse post uma seleção dos principais lugares para conhecer em Gramado.

Mini Mundo

Réplicas fiéis de prédios de diversas partes do mundo formam o Mini Mundo, um parque temático ao ar livre que constitui uma cidade em miniatura, povoada por milhares de mini habitantes, onde tudo é 24 vezes menor que a realidade. A infraestrutura desse mundo em miniatura serve a todas as idades: conta com locais para alimentação, lojas temáticas e espaço infantil.

As réplicas que compõem a minicidade são feitas com muito cuidado e dedicação. Todas passam por uma minuciosa análise histórica e cultural e são produzidas com materiais selecionados ou elaborados a fim de que a réplica tenha o máximo de exatidão. Em alguns casos, as pequenas construções contam com equipes especializadas que levam meses fazendo testes e experiências para ver se a estrutura irá suportar as variações climáticas da região.

Ao visitar esse pequeno mundo, você pode encontrar o Ursinho Gui e a Ana, a Bruxa Ju e o Limpador de chaminés, cada qual com caraterísticas próprias que enriquecem a experiência do turista nesta minicidade. Várias curiosidades e histórias são contadas aos visitantes.

O parque fica localizado na Rua Horácio Cardoso, 291.

Lago Negro

A história do Lago Negro começa com uma tragédia. Inicialmente chamado Vale do Bom Retiro, aconteceu um incêndio que devastou a imensa mata da região. Foi Leopoldo Rosenfeldt o responsável pela restituição do local, construindo um lago em 1953, decorando as margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, motivo pelo qual Lago Negro se tornou o nome.

O Lago Negro tem águas profundas e um peculiar tom verde escuro, que reflete as plantações em seu entorno de formas diferentes, dependendo da estação do ano. O caminho em torno do lago é feito de saibro e serve para trilhas e caminhadas.

Os pedalinhos em formato de cisnes são o carro-chefe da diversão no local, com os quais o turista poderá passear pelo lago apreciando a bela paisagem. A diversão fica completa com os lanches disponíveis no Paradouro do Lago Negro, onde a Caracol Chocolates oferece um cardápio variado.

A infraestrutura do local conta com banheiros e um carrinho que contorna o lago.

O Lago Negro fica na Rua A. J. Renner.

Le Jardin Parque de Lavanda

Jorgito e Patrícia tiveram um sonho realizado ao cultivar em sua residência o Le Jardin Parque de Lavanda, um belo jardim de flores e lavandas. As portas da casa foram abertas na primavera de 2006, com o objetivo de receber todos que desejassem contemplar o local.

O parque fica na entrada da cidade de Gramado, situado numa propriedade de 3,5 hectares, e tem como objetivo divulgar a lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários. Além do jardim repleto de lavandas e outras flores, o ambiente conta com estufas e uma loja temática.

A visitação é gratuita e acontecem de terça a domingo, das 9h30 às 17h30.

Vinícola Ravanello

Idealizada pelo proprietário Normélio Ravanello, a vinícola conta com vinhos elaborados em tanques verticais de aço inoxidável, sob controle de temperatura e alguns tintos ou brancos são feitos em barricas de carvalho francês. Há toda uma estrutura laboratorial que faz o controle de qualidade da vinificação a fim da excelência do produto. Todo o processo é acompanhado por profissionais capacitados que fazem um rigoroso acompanhamento da uva ao longo das etapas de produção.

Junto à vinícola, há 2,4 hectares repletos de vinhedos, em encostas a aproximadamente 800 metros de altitude e com exposição solar noroeste.

A vinícola conta com um espaço gourmet amplo e preparado para eventos de sucesso, com capacidade para até 120 pessoas, ambiente climatizado, lareira, estacionamento, acessibilidade para cadeirantes, som ambiente, Wifi e espaço externo de 600 m² para armação de toldos.

Quantos aos vinhos, a Vinícola Ravanello conta as Linhas Clássica, Premium e Dionision – para todos os gostos.

GramadoZoo

Em funcionamento desde setembro de 2008, o GramadoZoo veio a proposta de um novo conceito para zoológicos, contemplando o bem-estar animal, pesquisa, educação ambiental e entretenimento. Como diferencial, as grades e jaulas foram abandonadas em troca de vidros blindados e enormes viveiros de imersão, que reproduzem fidedignamente o habitat das espécies – que, atualmente, chegam a 1500.

O parque conta com um hospital veterinário, berçário e ambientes especiais para os animais de clima quente.

As visitadas guiadas ao longo dos 1200 metros do zoo são produtivas: visitantes recebem informações precisas através de educadores ambientes e podem se informar a partir das placas ilustrativas.

Como um atrativo à parte, as visitas noturnas possibilitam aos curiosos conhecer os animais de hábitos noturnos e como eles se portam, sendo esta uma opção totalmente diferenciada no segmento.

O GramadoZoo fica localizado a 700 m do pórtico de entrada de Gramado na RS-115. Seu funcionamento não para, inclusive em feriado. A abertura se dá às 9h e o fechamento às 17h; o fechamento ocorre às 18h30.

Snowland

Inaugurado no dia 25 de outubro de 2013, o Snowland é, na América, o primeiro parque de neve indoor. Sua capacidade de visitação é de 3,5 mil pessoas, com um território de 16 mil m², sendo 8,1 mil m² dedicados somente à neve.

São dois os ambientes que compõem o parque: Montanha de Neve e Vilarejo Alpino.

O Montanha de Neve conta com 15 metros de altura repleto de neve, onde é possível praticar Snowboard, esquiar, descer no Tubing, brincar no Bumper Car, etc. É importante saber que para a prática de Esqui e Snowboard é preciso fazer um agendamento prévio.

Já o Vilarejo Alpino é um ambiente que faz nos lembrar dos vales suíços, onde há um minicentro comercial e outras atrações. Aqui, você pode patinar no gelo, se divertir num Simulador 7D e outras coisas. Há, também, uma praça de alimentação com vista para a Montanha de Neve.

Rua Coberta

Um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado, a Rua Coberta fica localizada bem no centro da cidade, próximo ao Palácio dos Festivais, liga as Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, e conta com lojas de artesanatos feitos na Serra Gaúcha, lojas de sapatos e de artigos de couro, malharias, artigos esportivos, livraria, restaurante, cafés, bistrôs e lojas de chocolates.

Palco de eventos, os mais conhecidos da Rua Coberta são: desfile de moda, feira do móvel, semana do meio ambiente, exposição nacional de orquídeas e apresentações de natal.

O acesso é livre. Suas lojas ficam abertas até às 19h e os cafés e bistrôs normalmente funcionam até meia-noite.

Praça das Etnias

Inaugurada há pouco tempo, a Praça das Etnias reconta a história dos colonizadores de Gramado, e recebeu esse nome por abrigar três casas: alemã, italiana e portuguesa.

A casa alemã tem arquitetura enxaimel e já existia no local. A ela, juntaram-se a casa portuguesa e a italiana. A casa portuguesa conta com arquitetura típica lusitana e piso nas cores da bandeira portuguesa; já a italiana, construída em 1937 e hoje adquirida pelo Poder Público, é feita em pedra maciça e madeira. Para completar, ainda há a uma Casa de Pedra, na qual os turistas podem adquirir os passeios de agroturismo.

Localizada na Av. Borges de Medeiros, a praça conta com jardins e um pergolado central com bancos para melhor acolher seus visitantes, que também podem adquirir produtos na Feira Orgânica e têm acesso aos produtos coloniais, como geleias, pães, bolachas e cucas na Casa do Colono.

A visitação é livre e gratuita.

Mundo de Chocolate

O Mundo de Chocolate, inaugurado em março de 2015, conta com mais de 200 peças, em 3 mil m², que somam 30 toneladas de doces. Aqui, você irá conhecer pontos turísticos de todo o mundo feitos de chocolate maciço.

O passeio guiado pelo parque irá contar a história do Sr Suisse e sua neta Avelã. Toda a visitação passa por outros países, recriando paisagens feitas de chocolate, até desembarcar em Gramado, local escolhido pela neta Avelã para recriar esculturas feitas de chocolate de todos os lugares pelos quais ela passou. Assim, o visitante irá conhecer um mundo inteiro de chocolate.

Alguns dos destaques são a Torre Eiffel, que tem 4,22 metros de altura e 800kg de chocolate e a Muralha da China, a peça mais pesada do acervo, composta por 6 toneladas de chocolate maciço.

Finalizado o tour, o visitante ainda tem opções gastronômicas requintadas: o Café et Patisserie, que conta com pratos à la carte, salgados e doces; e a Loja Conceito da Lugano, que, entre outros, oferece tiramisú, Café com Borda e pão de queijo recheado.

Super Carros

O salão Super Carros foi construído para aqueles que cresceram desenhando carros, fantasiando a garagem dos sonhos; aqueles que namoram vitrine e afirmam: “ainda vou dirigir um destes!”. Em resumo, um salão para apaixonado por carros.

A Super Carros conta com exposição das marcas Ferrari, Porsche, Lamborghini, Rolls Royce e vários outros super esportivos, muscle cars, luxuosos e até Fórmulas. E não é só isso! Mais do que só admirar de perto, o visitante tem a oportunidade de pilotar todas essas máquinas.

Os carros somente para exibição são: Pickup Ford F100, Cadillac Escalade, Lotus Elise, Lance EVO X, Corvette C7 e Aston Martin DB9.

Já os disponíveis para testes são muitos: Mustang GT Premium, Dodge Challenger, Camaro SS, BMW M3, Corvette C6, Porsche Cayman, Ferrari F360 F1 Moderna e F430 Spider, Lamborghini Gallardo, Shelby GT500, Nissan GTR, Ferrari Califórnia, Cadillac Limousine, Lamborghini Super Leggera, Mustang GT Premium, Ferrari F360, Camaro SS, Audi R8, Ferrari F355 e Ferrari 458.

A estrutura conta com 2 andares e 2.400 m² dedicados ao mundo do motor, com mais de 30 super carros (expostos ou disponíveis para testes) e uma loja para comprar produtos oficiais de algumas das super marcas que integram o salão. Também há games e simuladores, bar temático e diversas outras atrações.

A Super Carros fica na Av. das Hortênsias, 4635, no Centro de Gramado.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12652 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.