Um pouquinho sobre São Bento do Sapucaí

Postado em Turismo | 02 de Maio/2016

Para os que ainda acham que a Pedra do Baú está localizada em Campos do Jordão, aqui a primeira surpresa: na verdade, sua porta de entrada integra as belezas naturais da cidade de São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo.

Certamente, a principal característica do município é a sua simplicidade: singelas – mas bem estruturadas – residências, pousadas rudimentares e cheias de charme, ruas de terra e belezas naturais (representadas por cachoeiras, fauna e flora nativa e piscinas naturais) compõem o cenário rústico e exclusivo de São Bento do Sapucaí.

E o destaque também fica pela gastronomia: quem não é facilmente conquistado pela combinação de pinhão, truta e um bom vinho da região?

Durante o dia, as atrações se resumem em programas radicais e não poderíamos esperar outra coisa de uma cidade que tem como cartão-postal uma montanha de 1.950m de altitude, não é mesmo? As atividades, por sua vez, vão das mais leves pedaladas às escaladas de alta intensidade.

E agora que você já conhece um pouquinho sobre a cidade de São Bento do Sapucaí, que tal conferir também as principais atrações do destino?

Pedra do Baú

O grupo formado por três pedras: Ana Chata, Bauzinho e Baú é o que cria a moldura para a cidade de São Bento.

Para atingir o topo da montanha é necessário subir nada mais nada menos do que 1.950 metros. A forma para se chegar lá, por sua vez, variam. O mais tradicional é optar pela trilha (extremamente íngreme). Mas os adeptos de esportes radicais, como alpinismo, rapel e escalada, também encontram nas formações rochosas da montanha diferentes níveis de dificuldade para curtirem o caminho até lá à sua maneira.

Além disso, os não tão adeptos à prática esportiva podem ir de carro até as proximidades de Bauzinho, onde uma simples trilha leva até o ponto máximo da Pedra do Baú.

Ecoparque Pesca na Montanha

O Ecoparque Pesca na Montanha é um passeio recomendado principalmente para as famílias, uma vez que garante a diversão dos adultos, adolescentes e crianças.

O complexo de lazer conta com atividades como trilhas, esportes radicais (como tirolesa, arco e flecha, muro de escalada e arvorismo), três incríveis lagos para pesca e até mesmo aluguel de cavalos.

Cachoeiras – Toldi e dos Amores

E quem viaja a São Bento do Sapucaí certamente não pode deixar de lado a chance de se deliciar em incríveis banhos de cachoeira.

A cachoeira que é considerada pelos nativos como a mais bonita (e também a mais disputada pelo público turista) é a cachoeira do Toldi. Com seus 200 metros livres de queda, ela fica posicionada exatamente aos “pés” da Pedra do Baú. Ela está localizada nas proximidades do centro e é facilmente acessada por meio de uma trilha.

Outra atração fica por conta da Cachoeira dos Amores. Juntamente com a Cachoeira dos Serranos, ambas formam incríveis piscinas naturais em suas cascatas.

No que se refere às cachoeiras da cidade, cabe destacar que elas conservam, desde sempre, as mais surpreendentes belezas naturais de São Bento do Sapucaí.

Comentários

Newsletter - junte-se a 12652 assinantes

Receba dicas de turismo de todo Brasil e informações sobre imóveis para aluguel de temporada.